– Duas coisas que combinam na hora de estudar para o vestibular são história e Literatura. E se formos pensar um momento importante para a literatura brasileira foi a época das grandes navegações. Portugal e Espanha se lançaram nessa empreitada no início do século XV até o século XVII.

– Nessa época vários setores da sociedade, como os marinheiros, soldados, criminosos exilados e escritores entraram nas caravelas e nas naus e partiam rumo ao desconhecido. Eu imagino que seria como hoje partimos para o espaço. Era perigoso e desconhecido. E muitos acreditavam que achariam mostros mitológicos no caminho, como nossas mentes muitas vezes crêem em ET, e mesmo assim rumaram em “mares nunca antes navegados”, como disse Camões em seu livro Os Lusíadas.

– A produção literária era intensa devido a essas aventuras ultramarinas. Epopéias exaltando “o peito ilustre lusitano” ou cartas de informações escritas além mar, como a carta de Pedro Vaz de Caminha. Foi assim que os portugueses chegaram ao Brasil em uma época que ainda não existia o Brasil. Começa assim a nossa história 😇 ok? Até a próxima e bons estudos 👊

➡ Curta, espalhe e compartilhe😎👍
#LinguaPortuguesaBrasil

Anúncios