– Olá, amigos e alunos,

– A resenha de hoje é sobre o escritor José de Alencar. Um dos escritores que mais caem nos vestibulares, devido ao seu grau de importância na literatura brasileira. Para os estudiosos, ele foi o primeiro escritor a fazer romance na nossa literatura. Vamos conhecer a sua história?

– José de Alencar nasceu na cidade de Messejana, em 1829 e morreu em 1879, no Rio de Janeiro, de Tuberculose. Em 1846 entrou em uma faculdade de Direito no Rio de Janeiro, onde viveu a partir dos seus 11 anos. Formou-se em 1850. Durante a faculdade começou a escrever, fundando inclusive uma revista literária.

– Em 1854 começou a escrever folhetins para jornais e revistas no Brasil. E em 1856 publicou o livro Cinco Minutos. E também o livro A Viuvinha em 1857. Neste mesmo ano escreveu O Guarani, o principal livro do autor.

– Com o sucesso de O Guarani, ele escreve uma trilogia indianista que será a principal característica literária de José de Alencar, defender o herói brasileiro, o índio. Essa trilogia é formada por O Guarani, por Ubirajara e por Iracema. Esses três livros retratam a cultura indígena, de forma idealizada (como é característica de todo o romantismo) mostrando a formação ideal da identidade nacional com base em duas raças, o português e o indígena.

– No próximo texto, analisaremos um representante da segunda fase romântica, Álvares de Azevedo. Os? Até a próxima e bons estudos 👊

-Acompanhe o nosso Blog: http://www.linguaportuguesabrasil.wordpress.com
– Insta @profeduardonagai

➡ Curta, espalhe, e compartilhe😎👍
#LinguaPortuguesaBrasil

Anúncios